sábado, 20 de março de 2010
Petrópolis
... e seu charme ao longo dos tempos
A 65 km do Rio de Janeiro está localizada Petrópolis. Com um clima aconchegante de serra, a cidade, que já serviu como residência de veraneio para imperadores e presidentes, guarda até hoje glamour, beleza e valor cultural, herdados e cultivados através de sua história.
A 65 km do Rio de Janeiro está localizada Petrópolis. Com um clima aconchegante de serra, a cidade, que já serviu como residência de veraneio para imperadores e presidentes, guarda até hoje glamour, beleza e valor cultural, herdados e cultivados através de sua história.
A chamada “Cidade Imperial” era no passado a antiga Fazenda do Córrego Seco. Sua história a transformou em uma permanente atração turística, já que em qualquer época do ano encontramos pelas ruas grupos de excursões, visitando pontos famosos da história, como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e a Casa de Santos Dumont, além da arquitetura histórica das residências e dos alegres passeios de charrete. A cidade também é famosa por causa das facilidades em encontrar produtos artesanais, presentes e artigos para colecionadores, nas malharias da Rua Tereza e feiras de antiguidades. Características que unem valor histórico e atrativo da vida moderna conferem a Petrópolis um charme que não se encontra em outras cidades do país.
A Cidade Imperial já foi o reduto preferido de artistas, intelectuais e nobres. Santos Dumont, Rui Barbosa, Barão do Rio Branco, Barão de Mauá, entre outros, tiveram suas passagens por Petrópolis, instalando-se em mansões ou curiosas residências. A região é cheia de avenidas arborizadas, praças, palácios e ainda conta com a exuberância da Mata Atlântica e seus variados tons de verde, que enfeitam as montanhas da cidade e propiciam belíssimas caminhadas, cavalgadas e ainda a prática de esportes radicais, cada vez mais comuns entre visitantes e moradores.
Petrópolis tem muitas histórias para contar. Hoje, ela é um dos mais expressivos destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro, que se destaca também na produção de roupas, em um pólo gastronômico e na implantação da Petrópolis Tecnópolis, atraindo empresas de alta tecnologia.
Petrópolis está em festa
Enfim, o museu imperial é uma das sete maravilhas do estado do rio de janeiro. Depois de um período tenso em relação à votação, a cidade imperial conseguiu emplacar um dos maiores bens culturais e históricos conhecido nacional e internacionalmente. O local também é conhecido como o palácio de verão do imperador D.Pedro II e é admirado pela belíssima arquitetura em todo o conjunto construído e paisagístico.
O museu possui atrações valiosas, como: a pena de ouro da princesa Isabel com a qual assinou a libertação dos escravos, objetos de uso das majestades, um precioso arquivo documental, espaços para cultura e entretenimento, e a tão famosa e polêmica coroa imperial.
Várias movimentações a favor do museu foram feitas e os petropolitanos acharam mais do que justo o resultado. Como a escolha seria através de votação popular, a fundação de cultura instalou em alguns pontos da cidade urnas para que os moradores que não tinham acesso a computadores pudessem participar. As escolas incentivaram seus alunos a votarem, as mídias impressa, televisiva e radiofônica também tiveram um papel fundamental na reta final da escolha pelas sete maravilhas.
Petrópolis ficou muito feliz e orgulhosa com o resultado final, valeu o esforço e dedicação de todos para que este sonho pudesse se tornar realidade. Projetos assim fazem com que a cidade se una e o estado do Rio também. Além de fazer com que o turismo destes locais escolhidos aumente e valorizem cada cidade e suas peculiaridades.
Venha conhecer o museu imperial e se emocionar com o que este lugar tem a mostrar.
Por Flaviane Freitas - correspondente
Publicado em Outubro de 2007
0 comentários:
Postar um comentário